Acalmai-vos, oh gentes que pensam que vos vou falar de novo da poupança de energia através da boleia!............. Hoje não vos vou falar SÓ da poupança de energia através da boleia (já tentei mas não consigo parar! É um tema que me é muito querido!).
Para quem já poupa na gasolina e nos parquímetros, e compra os passes de autocarro ou anda a pé, aqui ficam outras dicas:
- Aquecimento das casas: eu sei que vivemos num país a puxar para o quente mas também sabemos que as nossas casas são até bastante frias. Manter as janelas fechadas enquanto aquecemos as divisões e vista roupa mais quente, pode ajudar a não recorrer tantas vezes ao uso do ar condicionado. Não é preciso andarmos de gorro e luvas em casa, mas também não é preciso andarmos em t-shirt em novembro, com o aquecimento nos 34º.
- Nas compras, tente optar por produtos com embalagens mais leves.
- Desligar as luzes quando saímos de uma sala não custa... a menos que sejam luzes de arranque. Nesse caso não convém estar sempre a acender e apagar as coitadas.
- Deligar aparelhos da tomada (mesmo que não estejam ligados gastam sempre energia)
- Desligar a televisão no botão, mesmo, e não só no comando.
- Reutilizar os sacos de plástico para ir às compras.
- Utilizar baterias recarregáveis em vez das descartáveis.
E last but not least...
- Utilize os transportes públicos e, se for possível, caminhe ou vá de bicicleta em vez de utilizar o carro nas suas deslocações diárias.
....... estavam mesmo a pensar que iam daqui sem a dica, era? ah pois!...