Sexta-feira, 27 de Março de 2009

Para quem acha que este problema não é um problema...

Segundo um novo relatório publicado pela Agência Europeia do Ambiente é urgente aplicar medidas no sector dos transportes da UE que ajudem a Europa a cumprir os objectivos que visam a redução de emissão de gases com efeito de estufa.

 

A Professora Jacqueline McGlade, Directora Executiva da AEA afirma que “a política de transportes da UE tem de reagir face a este crescimento das emissões. Se os transportes, em particular os transportes rodoviários, tivessem acompanhado as tendências observadas noutros sectores económicos, há vários anos que podíamos estar na liderança, no plano internacional, graças ao cumprimento dos nossos objectivos em matéria de emissões de gases com efeito de estufa no âmbito do Protocolo de Quioto”.

 

Não se trata só de um problema de "escapes a mais" ou "barulho a mais" (até porque se calhar uma manhã na IC19 produz tanto ruído como uma claque de futebol em dia de jogo... o agradável que são aquelas buzinas de ar, já repararam?........). Brincadeiras à parte, é bom termos noção que para além da poluição atmosférica e sonoroa, a emissão de partículas e gases nocivos começa também a causar problemas graves ao nível da biodiversidade do nosso continente.

 

Diz a mesma Professora que "é necessário que os governos e os cidadãos revejam radicalmente a sua posição em matéria de política de transportes — quanto mais não seja, a bem da protecção da sua saúde."

 

Neste panorama, talvez não seja mesmo descabido levarmos a mão à cabeça e pensarmos um bocadinho em formas de ajudar. Não interessa se vivemos em Telheiras, na Baixa, nas Olaias ou na Parede: alguma coisa podemos fazer. E se não passar pelo nosso veículo, que passe por outra coisa qualquer! O importante é procurarmos saber de que forma podemos dar o nosso contributo.

 

Não concordam?

publicado por Quem Leva o Markl? às 14:39
link do post | comentar | favorito

Como participar?

- Regista-te no Galpshare, no site Energia Positiva
- No Galpshare e procura o anúncio "Anúncio - Quem Leva o Markl?"
- Clica em "partilhar percurso" e, no texto de resposta, diz-nos o que eras capaz de fazer para conseguires dar boleia ao Markl!

Mas o que é isto?

Últimos comentários

ò marques faz o "ha vida" em directo da boleia.......
Eu acrescentaria:substitua os sacos de plástico pe...
Pode o clone dar boleia ao Markl?

Arquivos

Abril 2009

Março 2009

blogs SAPO

Subscrever feeds