Segunda-feira, 23 de Março de 2009

Transporte Alternativo

A questão da mobilidade urbana não é  novidade nenhuma mas a mensagem nem sempre passa facilmente. Em Setembro deste ano irá decorrer entre os dias 16 e 22 a Semana Europeia da Mobilidade Urbana. O objectivo é simples: alertar os habitantes europeus para a necessidade de tomar iniciativas que reduzam a poluição do ar nos grandes centros urbanos. Não se trata apenas de combater a poluição ambiental mas também de melhorar a qualidade de vida nas cidades em que vivemos.

A procura de alternativas ao carro particular nem sempre é fácil. Convenhamos que a hipótese “autocarro cheio”, “comboio apinhado”, “barco ou metro em versão lata de sardinha” nem sempre é apetecível, não é verdade? Mas o que é certo é que não custa tentar, nem custa perceber de que forma a rede de transportes da nossa cidade funciona... devo dizer-vos que funciona melhor do que pensamos.


Entre filas de trânsito, gasolina, horas à procura de lugar para estacionar, parquímetros (e algumas multas da EMEL, não digam que não.. vá lá, confessem, vá!) se calhar a experiência do transporte público começa a parecer boa ideia. E não se esqueçam que serem utilizadores vos dá à partida o direito de exigirem um melhor serviço.

Quem fala de transporte público também fala de transporte alternativo desde a boleia, como sugeri no arranque deste blog, até à bicicleta. Lisboa é a primeira cidade que vos ocorre para poderem andar por aí de bicicleta?  Não é, não senhor! Há quem diga que tem pelo menos 7 argumentos de peso contra. Mas pedalam por aí alguns bravos que, contra todas as subidas e descidas, fazem da bicicleta o seu meio de transporte. Um destes dias trago-vos o exemplo de uma dessas pessoas.

 

Bom, por hoje é tudo! Continuo à espera de candidatos a boleiadores!

NOTA: Quanto às dúvidas que têm sido enviadas por mail relativamente à veracidade deste passatempo, desculpem a desilusão mas, no dia 8, é mesmo o Markl quem precisa de boleia.
 

publicado por Quem Leva o Markl? às 17:19
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De goodfeeling a 26 de Março de 2009 às 10:55
pode-se levar o Sr. Markl há boleia num veículo laranja com chauffer e mais umas 50(0) pessoas lá dentro?

P.S. e para quando o Markl dá o exemplo e anda de bicicleta?há coisa que depois é preciso ensinar aos mais novos :-)

Comentar post

Como participar?

- Regista-te no Galpshare, no site Energia Positiva
- No Galpshare e procura o anúncio "Anúncio - Quem Leva o Markl?"
- Clica em "partilhar percurso" e, no texto de resposta, diz-nos o que eras capaz de fazer para conseguires dar boleia ao Markl!

Mas o que é isto?

Últimos comentários

ò marques faz o "ha vida" em directo da boleia.......
Eu acrescentaria:substitua os sacos de plástico pe...
Pode o clone dar boleia ao Markl?

Arquivos

Abril 2009

Março 2009

blogs SAPO

Subscrever feeds